Normalização das TIC
A Plataforma Multilateral Europeia no domínio da normalização das TIC (European Multi Stakeholder platform on ICT standardization - MSP) foi criada no final de 2011. Com base numa Decisão da Comissão Europeia, visa aconselhar sobre os assuntos relacionados com a implementação de políticas de normalização das TIC, trata das matérias seguintes:
- Potenciais necessidades futuras de normalização das TIC de apoio à legislação, políticas e contratação pública europeia;
- Especificações técnicas para contratação pública, desenvolvidas por entidades globais de desenvolvimento de regras de normalização para as TIC;
- Cooperação entre as entidades que estabelecem as regras de normalização para as TIC;
- O Rolling Plan (plano evolutivo/de implementação), que fornece uma visão multianual das necessidades de atividades preparatórias ou complementares de normalização das TIC para apoiar as atividades políticas da UE.
A MSP é composta por representantes das autoridades nacionais dos Estados-Membros da UE e dos países da EFTA, pelos organismos europeus e internacionais de normalização das TIC, e por organizações de partes interessadas que representam a indústria, pequenas e médias empresas e consumidores. É copresidida pela Direção Geral das Empresas e Indústria da Comissão Europeia e pela Direção Geral da Comunicação e reúne quatro vezes por ano.
O EU Rolling Plan apresenta uma visão global das necessidades em matéria de atividades preparatórias ou complementares de normalização das TIC a serem realizadas em apoio às atividades políticas da UE.
Os tópicos apresentados são prioridades políticas onde a normalização foi identificada pela Comissão Europeia e revistas em conjunto com a MSP. As áreas temáticas estão agrupadas em quatro grupos e dentro dos destes de cada área temática é abordada numa subsecção separada. Todas as áreas temáticas são apresentadas na mesma estrutura.
Desafios Sociais
- Serviços de Saúde em Linha;
- Acessibilidade è Rede;
- Acessibilidade a Produtos e Serviços de TIC;
- Cibercompetências e Aprendizagem Electrónica;
- Comunicações de Emergência;
- ECall;
- Cinema Digital.
Crescimento Sustentável
- Redes e Contadores Inteligentes;
- Tecnologias e Serviços para uma utilização energética inteligente e eficiente;
- Impacto Ambiental das TIC;
- Serviço Electrónico Europeu de Portagem;
- Sistemas de Transporte Inteligente.
Inovação para o Mercado Único Digital
- Contratação Pública Electrónica;
- Faturação Electrónica;
- Pagamentos de Cartão, Telemóvel e Internet;
- XBRL;
- Resolução de Conflitos em Linha (ODR).
Factores-chave e Segurança
- Computação na Nuvem;
- Administração em linha: Perfis DCAT para dados em portais Europeus; Meta dados sobre ativos reutilizáveis de interoperabilidade entre repositórios nacionais e internacionais; Conceitos fundamentais para facilitar o desenvolvimento de soluções de TI interoperáveis.
- Identificação electrónica e serviços de confiança, incluindo assinaturas electrónicas;
- RFID;
- Internet das Coisas;
- Segurança da Rede e da Informação;
- Privacidade Electrónica.
- Ler mais
- Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários